domingo, 9 de outubro de 2016

Oviedo painted by Littlelle























Oviedo é uma cidade universitária e cultural, capital das Astúrias, localizada entre montes no norte de Espanha, sendo uma das poucas cidades que não foi invadida pelos Mouros. A origem da cidade remonta à idade média, sendo composta por edifícios pré-românicos, estilo que dominou a cidade entre os séculos VIII a X. A idiossincrasia da cidade de Oviedo deve-se à combinação da preservação da sua história, uma vez que, um passeio pelo seu centro histórico faz-nos viajar no tempo até à época medieval, com a vida cosmopolita da parte moderna da cidade.
Praça da Catedral
É uma cidade com cerca de 223,500 habitantes, que de acordo com a Comissão Europeia, vivem numa das cidades com melhor qualidade de vida da Europa, sendo apelidada de Capital do Paraíso, pelas paisagens naturais envolventes. 


Paisagem natural que é possível contemplar a caminho de Oviedo
Talvez seja por isso que Oviedo tenha conquistado Woody Allen, que no galardoado filme Vicky Cristina Barcelona (2008), desloca as personagens principais do enredo, da fantástica cidade de Barcelona, para um fim de semana inesperado nesta cidade nas Astúrias. Woody descreve Oviedo como “uma cidade deliciosa, exótica, bela, limpa, agradável e tranquila, é como se não pertencesse a este mundo, como se não existisse... Oviedo é como um conto de fadas”. Woody não brinca a escolher cenários para os seus filmes...




Efectivamente, Oviedo tem um ambiente acolhedor, cuidado e bastante agradável para um passeio de fim de semana. A minha deslocação a Oviedo não foi tão atribulada como a do trio Juan António (Javier Bardem), Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson), após o galã espanhol ter convidado as duas turistas em Barcelona, para ir a esta cidade passar o fim de semana a fim de ver uma estátua inspiradora, beber vinho e fazer amor. Uma característica que quero destacar em Oviedo são as imensas esculturas que podemos observar ao passear pelas ruas e praças da cidade, o que faz da cidade um museu a céu aberto. Uma delas é precisamente uma estátua a homenagear o próprio Woody Allen, a quem foi atribuído o prémio Príncipe das Astúrias das Artes em 2002.

Escultura de Woody Allen feita em bronze por Vicente Menéndez Santurúa (2003)

"Culis Monumentabilus" de Eduardo Urculo (2001)
"La Regenta", esculttura de bronze de Mauro Álvarez Fernández (1997)

"Esperanza Caminando" de Julio López (1998)
"La maternidad" de Fernando Botero (1996)
O centro histórico da cidade tem o seu epicentro na praça Alfonso III, onde se encontram vários palácios e a Catedral de S. Salvador. Nessa mesma praça encontra-se o Museo de Bellas Artes no Palacio Velarde, que não tive oportunidade de visitar.

Catedral de S. Salvador

Para além do centro histórico, Oviedo possui várias ruas comerciais, situadas em torno da Rua Uría e da Praça Escandalera, que formam o coração comercial da cidade.

"Casa Conde" desenhada por J. M. de la Guardia (1904) na Praça Escandalera


Casas del Cuito na Rua Uría

Ao vaguear pelas ruas de Oviedo vamo-nos deparando com edifícios com uma arquitectura variada, desde várias igrejas a alguns edifícios clássicos, modernos, barrocos ou de arte nova. 

Candeeiros de ferro fundido

Rua Uría

Igreja de S. Isidoro

Praça da Constituição

Igreja de S. João
Edifício do Banco Herrero

Parlamento das Astúrias desenhado pelo arquitecto Garcia Rivero (1910)

Ruas pedonais no centro da cidade

Ruas pedonais no centro da cidade

Teatro Campoamor desenhado por López Saladero e Siro Borrajo

A cidade tem também edifícios com uma arquitetura moderna como é o caso do singular Palacio de Exposiciones y Congresos Ciudad de Oviedo da autoria do arquiteto Santiago Calatrava, onde se situa também um shopping.
Palácio de Exposições e Congressos de Oviedo desenhado por Santiago Calatrava
A gastronomia da região (que merece uma publicação dedicada exclusivamente a si) é sobretudo composta por charcutaria e a tradicional sidra, apesar de no filme, Woody colocar as suas personagens a degustar um vinho português. 

Vinho Rosé com Praça Escandalera como fundo
Contactos úteis
Polícia: 985113477
Asturias Central Hospital (HUCA): 985108000

Inversamente a Vicky e a Cristina, eu fui de Oviedo para Barcelona... deixarei-vos assim em breve ficar sugestões de passeios pela Catalunha.

“The trick is to enjoy life... accepting that it has no meaning...”
(Juan Antonio, in Vicky Cristina Barcelona, Woody Allen, 2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário