sábado, 15 de outubro de 2016

NY painted by Littlelle | Day 1 - From Brooklyn to the Top of Empire State





















Começar o dia a apanhar o metro para Brooklyn... Um dos cinco distritos de Nova Iorque (NY) com uma ampla diversidade cultural visível na expressão artística local, foi um dos bairros que fiz questão em explorar.

Bairro residencial em Brooklyn (foto de Littlelle)
Como estive em NY em tempo de primavera, durante a parte da manhã, comecei por ir ao Jardim Botânico de Brooklyn (custo de entrada 15$; aberto das 10 às 18h, localizado no cruzamento da 150 Eastern parkway, 455 Flatbush Av e 990 Washington Av.) para ver as cerejeiras em flor. O jardim apresenta um recanto japonês, e uma vez que, no ano anterior, perdi os rebentos cor de rosa no Japão, não quis deixar passar esta oportunidade. Este jardim tipicamente japonês é um dos mais antigos e mais visitados fora do Japão. Adoptando a tradicional comemoração japonesa do Sakura Matsuri, o festival das cerejeiras em flor.

Japanese Hill and Pond Garden no Jardim Botânico de Brooklyn (foto de Littlelle)
Cerejeiras em flor no Jardim Botânico de Brooklyn (foto de Littlelle)
Nessa altura do ano é possível fazer um passeio agradável pelo jardim que se encontra pintado com tons primaveris, estando bastante florido. Apresenta uma grande diversidade de plantas e flores, para além das cerejeiras, gostei da vasta colecção de tulipas e magnólias.

Magnólia Plaza (foto de Littlelle)






Entre as várias áreas a explorar, o jardim apresenta uma estufa com plantas características de várias zonas climáticas do mundo, o Museu do Bonsai, um lago com nenúfares e um hall para exposições de arte com temáticas temporárias associadas ao jardim. Em abril encontrava-se patente uma exposição de pinturas alusiva às cerejeiras nipónicas.

Steinhardt Conservatory (foto de Littlelle)



O jardim fica ao lado do Brooklyn Museum (200 Eastern Parkway, aberto das 11 às 18h, fecha à 2ª e 3ª feiras), o segundo maior museu de arte da cidade, e do Prospect Park, que poderão ser uma alternativa durante outras estações do ano, ou consoante o interesse de cada um.

Brooklyn Museum (foto de Mário Santos, editada por Littlelle)

Soldiers' and Sailors' Memorial Arch, próximo da entrada do Prospect Park (foto de Mário Santos, editada por Littlelle)
Voltei a apanhar o metro para uma zona já mais próxima da ponte de Brooklyn. Onde almocei no Junior's Restaurant (cadeia com vários restaurantes em NY https://www.juniorscheesecake.com/blog/restaurants/brooklyn/), típico do nosso imaginário dos filmes americanos. Aconselho como sobremesa o strawberry shortcake, que de pequeno não tem nada! Em NY geralmente as refeições são caras, mas muito bem servidas, é tudo à grande! E se não comeres tudo, não há qualquer incomodo em levares para casa.

Junior's Restaurant (foto de Mário Santos, editada por Littlelle)

Strawberry shortcake no Junior's Restaurant (foto de Littlelle)
Após o almoço, caminhei no sentido do rio, passando por DUMBO (Down Under the Manhattan Bridge Overpass), onde existe movimento da cultura urbana com graffitis e feiras urbanas. Ao domingo realiza-se a Dumbo Flea (Manhattan bridge archway plaza, water st), pequena feira de velharias e artigos em 2ª mão, localizada mesmo por baixo do arco da ponte de Manhattan.

Mural de arte urbana em DUMBO (foto de Littlelle)

Dumbo Flea (foto de Littlelle)
O local da feira dá passagem para o Brooklyn Bridge Park com uma vista esplêndida sobre o skyline de Manhattan e a ponte de Brooklyn. Continuando por esse lado da margem do rio, há acesso ao Brooklyn heights promenade também com uma vista bonita sobre Manhattan (segundo outros blogs), as minhas pernas já não chegaram para isso.

Manhattan Bridge (foto de Littlelle)

Skyline de Manhattan e Brooklyn Bridge (foto de Littlelle)
Apesar do cansaço, atravessar a ponte de Brooklyn a pé é algo a imperdivel! Visualizar os arranha céus de Manhattan a aproximarem-se lentamente e a sua conjugação com a dinâmica do rio e suas pontes é algo que ainda hoje não me sai da cabeça. Cada margem tem uma característica muito própria de acordo com a arquitectura dos seus edifícios. É difícil escolher qual aquela que mais se gosta.

Brooklyn Bridge (foto de Littlelle)

Manhattan Bridge vista da Brooklyn Bridge (foto de Littlelle)

Vista de Manhattan a partir da Brooklyn Bridge (foto de Littlelle)

Arranha céus de Manhattan, vistos ao atravessar Brooklyn Bridge (foto de Littlelle) 

Ao final da tarde apanhei o metro até Bryant Park e caminhei na direcção do Empire State Building (NYCity pass; aberto das 8 às 2h da manhã, no cruzamento da 5ªav com 34st) para subir até ao observatório localizado no 86º andar. Penso ser um bom horário pois dá para ter tanto uma panorâmica diurna como nocturna da cidade, ambas fantásticas e completamente distintas. A dinâmica da cidade corre e altera-se de hora para hora. Este horário possibilita também a vista de um pôr do sol inesquecível, com a imensidão de prédios que se perdem de vista no horizonte, recortado pelo rio com o céu em tons bem quentes. De qualquer forma, a cidade de Nova Iorque é bonita a qualquer hora do dia!

Empire State Building visto a partir da Madison Avenue (foto de Littlelle)
Vista do topo do Empire State Building ao final da tarde (foto de Littlelle)

Vista do topo do Empire State Building ao final da tarde (foto de Littlelle)

Vista do topo do Empire State Building ao final da tarde (foto de Littlelle)


Vista de downtown Manhattan do topo do Empire State Building ao pôr do sol (foto de Littlelle)

Vista nocturna da cidade do topo do Empire State Building (foto de Littlelle)

Vista nocturna de downtown Manhattan do topo do Empire State Building (foto de Littlelle)
A vista do topo deste edifício de arte deco compete com a panorâmica do Top of the Rock do Rockefeller Center (Nycity pass; 48st e 51st entre a 5ª e a 6ªav, metro direto ao edifício), ao qual eu tive pena de não ter tempo para ir. Penso ter uma panorâmica diferente, com vista para o próprio Empire State e o Central Park. Mais recentemente, o Observatório do One World Trade Center também se encontra aberto ao público, sendo o edifício mais alto de NY e o 3º mais alto do mundo.

Observatório do Empire State Building (foto de Littlelle)
Durante a noite, Times Square é um ponto de passagem obrigatório, com os milhões de luzes néon a luzir, e um movimento característico desta cidade, restaurantes, cafés e lojas abertos até de madrugada. A luz é tanta que quase que parece que é de dia.

Times Square (foto de Littlelle)

Movimento caótico de Times Square (foto de Littlelle)

Times Square (foto de Littlelle)

Paramount Theater em Times Square (foto de Littlelle)

Se te apetecer jantar por esta zona, podes experimentar o Hard Rock Café aí localizado, que apresenta uma decoração típica de uma antiga sala de espectáculos e boa música ambiente.

Hard Rock Café em Times Square (foto de Mário Santos, editada por Littlelle)

Interior do Hard Rock Café NY (foto de Littlelle)

Um dia bem cheio de emoções e boas recordações!
Para conheceres o roteiro de 6 dias vê a publicação New York painted by Littlelle

Sem comentários:

Enviar um comentário