sábado, 24 de setembro de 2016

Montmartre painted by Littlelle & Amélie Poulain






















O contraste da imponente Basílica de Sacré Coeur, no topo de uma colina, com os cafés e cabarés circundantes, torna  Montmartre numa zona única de Paris. 

Basílica de Sacré Coeur

Posters Vintage de Montmartre
Pormenor Cancan

Cafés em Montmartre
Ambiente das ruas de Montmartre
O espírito boémio e o charme das ruas deste bairro tem sido fonte de inspiração para vários artistas, desde a área da pintura, com Renoir, Picasso, Toulouse-Lautrec ou Van Gogh, à literatura e ao cinema, podendo ainda hoje, encontrar-se vários artistas nesta zona. 
  
Torre da Basílica Sacré Coeur vista da Place des Tertres 



Place des Tertres onde se encontram diariamente instalados vários artistas
É definitivamente um bairro que respira arte! Para além disso têm Paris aos seus pés, sendo possível ter uma vista panorâmica sobre a cidade.
Vista sobre Paris da Basílica de Sacré Coeur
Vista sobre Paris da Basílica de Sacré Coeur
Esta boémia e pitoresca zona parisiense foi o cenário perfeito para contar a história de Amélie Poulain, uma jovem sonhadora que revela uma imensa vontade de fazer os outros sorrir, criando o seu próprio mundo de fantasia, através do qual transmite ao espectador uma espécie de poção mágica para a procura dos pequenos prazeres do dia a dia. O modo de estar e viver da Amélie, acabou por ser uma das fontes de inspiração para este blog, onde procuro partilhar os pequenos detalhes que preenchem sinestesicamente as recordações de cada local ou viagem, a fim de provocar o desejo no leitor da procura da beleza subjetiva dos locais publicados.

Pintura representativa do bairro de Montmartre

“O Fabuloso destino de Amélie” (2001) de Jean-Pierre Jeunet, realizador francês, cujos filmes normalmente se encontram envoltos numa penumbra surrealista que mistura o sonho e a realidade, encontra-se entre os meus filmes favoritos. Assim, numa das minhas viagens a Paris, cidade que me preenche o coração, não pude deixar de procurar por entre as ruas de Montmartre, os locais onde se desenrolaram algumas cenas do filme. Entre elas, o Café des Deux Moulins (15 Rue Lepic, 18e arrondissement, encontra-se aberto todos os dias das 7h30 às 2 da manhã).

Café des 2 Moulins

Edifício estilo arte nouveau na Rue Lepic 

A sua localização dá-lhe o nome “Deux Moulins”, uma vez que o café se situa entre os dois famosos moinhos, o Moulin Rouge, conhecido pelo Cancan e o Moulin de la Gallete, local de entretenimento da burguesia no século XIX, retratado por Renoir na pintura “O baile no Moulin de la Galette”. Curiosamente esta pintura surge também no filme de Amélie.

Moulin Rouge, cabaré agora conhecido pelo espectáculo de CanCan

Vista nocturna do Moulin Rouge
Moulin de la Gallete
"O Baile no Moulin de la Galette" pintura de Renoir (1876) exposta no Museu de Orsay em Paris

O café apresenta uma decoração simples, com várias imagens e icons alusivos ao filme. Na casa de banho encontram-se expostos vários objectos, como os gnomos e as fotografias que Amélie tirava para enviar ao seu pai, com o gnomo a viajar pelo mundo. 

Interior do Café des 2 Moulins

Interior do Café des 2 Moulins

Interior do Café des 2 Moulins

Icons do filme exposto na casa de banho
Icons do filme exposto na casa de banho
Este café pode ser uma opção, entre os vários cafés desta zona, para tomar apenas uma bebida ou aproveitar para fazer uma refeição, enquanto se passeia pelas ruas deste bonito bairro.
Café des deux Moulins
Chocolate quente no Café des Deux Moulins

“O Fabuloso destino de Amélie” é uma excelente fonte de motivação para quem esteja na dúvida de ir a Paris. De qualquer forma é sempre uma boa opção para ver e rever, a fim de nos autorizarmos a sonhar ...


Sem comentários:

Enviar um comentário